É uma atividade que acontece 3 vezes ao ano entre a realização das outras campanhas.
Consiste em preparar um almoço no final do mês pré definido, o qual será feito pela família Aliguila e um casal convidado, os quais são denominados aqui como produtores do bem. Toda atividade Aliguila preza pela participação das crianças, pois nosso foco principal são elas.
O almoço será doado pessoalmente pelos “produtores do bem” para famílias carentes. O objetivo é que as crianças envolvidas participem de todo o processo da atividade, desde as compras dos ingredientes, preparo e entrega das marmitas. A ideia é que o preparo do almoço promova a integração dos produtores do prato e faça com que as crianças criem o sentimento de agradecimento por termos um prato de comida todos os dias em casa enquanto outras pessoas não contam com este privilégio.
No início de cada mês será organizada a logística do almoço solidário.
Será convidado 1 casal e suas crianças.
Após o convite será criado um grupo no whatsapp para facilitar a organização da atividade.
O grupo terá nome de Comendo e o bem fazendo – missão 1 (missão 2, missão 3, etc).
As responsabilidades do grupo são:
1) mapeamento de famílias carentes;
2) definição do cardápio;
3) compra dos ingredientes;
4) data da produção do almoço solidário;
5) recrutamento de dinheiro/ingredientes (elaborar um panfleto digital para ajudar na divulgação e consequentemente nos patrocínios);
6) levantamento da demanda a ser atendida pela comunidade/família carente;
7) logística da doação (comunicar à comunidade da ação, definir o horário de entrega das marmitas);
8) registro da missão (foto e vídeo).
Haverá a divisão de tarefas entre os produtores do bem.
O almoço solidário será preparado, preferencialmente, no último final de semana do mês.
Inicialmente o almoço será custeado pelos produtores do bem, mas com o sucesso do projeto espera-se que todos os eventos venham a ser autossustentáveis (parcerias, doações, venda de camisas Aliguila).
É de extrema importância que as crianças participem de todas as fases da atividade, afinal o grande objetivo é passar um bom exemplo para os baixinhos. Eles precisam entender a importância do gesto que estão praticando, a importância da responsabilidade em executar aquilo que lhes foi delegado para que tudo saia como planejado. Após a entrega das marmitas os participantes poderão almoçar juntos, aproveitando para conversar sobre a experiência vivida.